A conta de luz no final do mês, sem dúvida, costuma tirar o sono de muita gente. Pensando em dar um pouco mais de tranquilidade no bolso do consumidor, a Solvere Engenharia trouxe para Porciúncula o que há de mais recente no quesito de sustentabilidade: a geração de energia elétrica através da luz solar.

A energia solar fotovoltaica é uma das formas de geração distribuída, onde as unidades consumidoras também se enquadram como fontes geradoras de energia elétrica. Essa modalidade se tornou possível desde a homologação em 2012 da Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Através de módulos fotovoltaicos e inversores de frequência , a luz solar é convertida em energia elétrica, permitindo que esta seja autoconsumida em sua unidade consumidora atrelada e que também os excedentes de energia elétrica gerados sejam injetados na rede da concessionária. Este sistema não possui bancos de baterias, pois a finalidade não é alimentar as cargas em eventuais interrupções do fornecimento da rede da concessionária. O sistema é conectado à rede da concessionária com o simples objetivo de gerar créditos energéticos que são contabilizados pela concessionária e reduzir o consumo direto da concessionária durante o dia.

Abaixo um exemplo típico para uma edificação residencial:

Exemplo residencial

Apesar dos equipamentos ainda não serem tão populares, os empresários Moisés Oliveira Martins e Luiz Claudio Martins, donos de uma padaria no bairro Santo Antônio em Porciúncula, avaliaram que investir em energia solar é viável e optaram por implantar um sistema fotovoltaico para reduzir o valor das contas de luz de suas 3 (três) unidades consumidoras. A perspectiva de economia no primeiro ano gira em torno de mais de R$ 30.800,00, com um retorno do valor investido no 6º (sexto) ano.

Instalando um sistema fotovoltaico conectado à rede, os consumidores se blindam dos aumentos consecutivos das tarifas de energia, permitindo a valorização do imóvel, o marketing positivo devido ao uso de uma energia limpa e renovável e a possibilidade da utilização dos excedentes gerados para compensar as contas de várias unidades consumidoras que possuam a mesma titularidade.

 

Portal Porciúncula

 

 

 

Anúncios