A Forca – Comprometimento e Envolvimento

A Forca

A forca, instrumento arcaico de punição, brincadeira infantil já esquecida e agora uma coluna semanal despretensiosa, cuja única intenção é entreter, sem a pretensão de mudar convicções ou quebrar paradigmas, vem para ter as características de todos os significados de seu conceito, ser leve como a brincadeira e séria como o instrumento medieval quando necessário, mas sem o intuito de fomentar discórdia e polarizar opiniões. Venha ver qual tema ou palavra será o próximo enforcado e boa leitura.

COMPROMETIMENTO E ENVOLVIMENTO

Comprometimento é um substantivo masculino que significa a ação de comprometer ou se comprometer com alguém ou alguma coisa.

A palavra comprometimento tem origem no termo em latim compromissus, que indicava o ato de fazer uma promessa recíproca. Por esse motivo, comprometimento é um sinônimo de compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete.

O comprometimento é umas das qualidades mais desejadas em qualquer atividade trabalhista ou até mesmo nas relações amorosas e amizades, afinal não existe relacionamento ou amizade sem o comprometimento das partes ali envolvidas.

Contudo é fundamental destacar a diferença entre o comprometimento e o envolvimento.

Envolvimento é ato de envolver. Envolver deriva do latin envolvere que seria o mesmo que cobrir, enrolar ou misturar.

Saber diferenciar, na prática quem está envolvido e quem está comprometido, aparentemente é simples, afinal enquanto o primeiro enrola, o segundo realmente trabalha. Mas infelizmente não é tão simples assim, reconhecer as diferenças de ambos, em um ambiente de trabalho por exemplo, é muito difícil e às vezes essa diferença só é percebida quando se é tarde demais. Afinal uma pessoa comprometida tem muito mais valor, sobretudo profissionalmente, do que uma pessoa apenas envolvida.

Creio que a tarefa ficará mais simples se exemplificarmos, por exemplo, o comprometido é o que faz chover, o envolvido é o que aproveita a chuva para se refrescar. O Comprometido normalmente é o que trabalha, é a quem se procura quando existe um problema que demande muito trabalho a ser resolvido, enfim, é quem você procura quando quer resultados e não desculpas.

As pessoas envolvidas apenas integram o grupo e trabalham pelos seus próprios objetivos. Para os comprometidos, o grupo é como um membro do seu corpo, faz parte dele e ele trabalha para o alcance dos objetivos coletivos. Os envolvidos APONTAM OS SINTOMAS E MUITAS VEZES FAZEM PARTE DO PROBLEMA. E quando resolvem, o fazem da forma mais prática. OS COMPROMETIDOS COMPRAM PROBLEMAS E RESOLVEM DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.

Os envolvidos tomam espaço que não lhes pertencem. O comprometido constrói o seu próprio espaço com seu esforço pessoal, com seus próprios méritos. A relação com um envolvido é de curto prazo, enquanto que com o comprometido consegue-se manter uma relação de longo prazo.

O envolvimento e o comprometimento, são afetados diretamente pela localização geografia, já que não existe a possibilidade do comprometimento a distância, para corroborar a afirmativa vários expressões que ouvimos rotineiramente tornam o comprometimento inversamente proporcional a distância, “o olho do dono que engorda o boi”, “relacionamento a distância não funciona”, “preciso de você do meu lado, do que me vale você longe?” dentre outras que demonstram uma necessidade de uma ligação da presença física com o comprometimento.

Mesmo na bíblia, torna-se evidente o que foi acima citado, exemplificando uma correlação direta entre comprometimento e proximidade física, “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”. Lucas 9:23-24

Existem vários exemplos de comprometimento e envolvimento, contudo creio que nenhum deles, ressalta melhor essa diferença do que o exemplo do porco e da galinha em um típico desjejum americano de ovos e bacon. Quando você come o ovo, a galinha está envolvida, já que foi ela que botou o dito-cujo, mas não depende dela estar ali para que o restante (os ovos, no café da manhã) aconteçam, contudo quando você come o bacon, o porco está comprometido, já que ele é o próprio, é parte dele.

Não existe comprometimento sem sacrifício pessoal, sem esforço, já no envolvimento é outra história. Não há que se falar em uma pessoa COMPROMETIDA, infelizmente, sem despertar em outra que está apenas ENVOLVIDA uma rusga, um descontentamento, NORMALMENTE O COMPROMETIDO É DE QUEM SE FALA, E NÃO QUEM FALA, porque quem tem ocupação não tem tempo para desperdiçar com o alheio. O ditado, “Um prego que se destaca é o que mais toma martelada”, nada mais é do que uma alusão ao sucesso do comprometido e do falatório inútil do envolvido.

Entre as diversas frases de comprometimento que já foram ditas, uma em particular sempre me chamou a atenção, tanto pelo exemplo que era a pessoa que a disse quanto pela frase em si, “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz” – Ayrton Senna.

Portanto, sejamos mais comprometidos e menos envolvidos em nossos trabalhos, relacionamentos e amizades, o comprometimento exige esforço, eu bem sei, mas o bem que dele se extrai compensa qualquer simples envolvimento, mesmo que só seja percebido a longo prazo, é certo, bem certo, que será percebido, disso não tenham dúvida.

“O rei colocou-se junto à coluna real e, na presença do Senhor, fez uma aliança, Comprometendo-Se a seguir o Senhor e a obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, aos seus preceitos e aos seus decretos, confirmando assim as palavras da aliança escritas naquele livro. Então todo o povo se comprometeu com a aliança”. 2 Reis 23:3

Que todos tenhamos uma ótima semana comprometida com a amizade, o trabalho e o sucesso.

Adriano Monteiro

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s