Porciúncula, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana farão Campanha para recolhimento de embalagem de defensivos agrícolas

Em reunião realizada nesta segunda 13, em Varre-Sai, os secretários de Agricultura de Porciúncula Erivaldo Pereira de Souza, o secretário municipal de Agricultura de Varre-Sai, Antônio Carlos Celebrini, o extensionista rural da Emater, Miguel Ângelo Engelhard e representantes de Bom Jesus do Itabapoana, estiveram reunidos para discutir os mecanismos para o recolhimento embalagem de defensivos agrícolas

O secretário  de Agricultura Porciúncula Erivaldo, disse que o destino das embalagem de defensivos agrícolas não tem sido adequado. “Isso porque a utilização inadequada destes recipientes é um risco para o próprio solo, devido à possibilidade de contaminação”.

Segundo o secretário municipal de Agricultura de Varre-Sai, Antônio Carlos Celebrini, a ação será de grande importância para Varre-Sai por ser um município totalmente agrícola.

“O recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos representa uma segurança e saúde para o trabalhador do campo”, disse.

A Campanha será realizada nos municípios de Varre-Sai, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana. O recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos acontecerá em pontos determinados e datas a serem definidas. As Prefeituras dos municípios realizarão o transporte das embalagens até o destino final. E a divulgação será feita pelas Secretarias Municipais, Emater e as lojas revendedoras dos produtos.

“É importante essa parceria entre público e privado. É um lixo tóxico e o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxico estar tudo acordado já é um avanço”, afirmou o extensionista rural da Emater, Miguel Ângelo Engelhardt.

O Brasil é recordista em recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. A atividade é obrigatória, regulamentada pela Lei Federal nº 9.974. Antes da legislação, não havia muito controle do destino final dessas embalagens. E quando essas são abandonadas no ambiente, enterradas ou descartadas em aterros podem infectar o solo e rios.

 

Portal Porciúncula com informações da Jornalista Silaine Terra

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s